Antes de falar de fato o que faz o Analista de Negócios (Business Analyst), é interessante saber o porquê que existe um Analista de Negócios em uma empresa. (Se preferir o conteúdo em formato de vídeo, é só dar o play no vídeo abaixo, ou senão, continue lendo o nosso post a seguir).
Introdução
Em uma empresa, de um lado estão os Executivos, que devem tomar decisões sobre o negócio diariamente: saber onde irão alocar os investimentos, qual produto irão desenvolver, que tipo de custo deverão cortar. E do outro lado, estão os diversos dados que são gerados, também todos os dias, seja nos bancos de dados da própria empresa, em dashboards, em planilhas, ou até mesmo dados externos (em relatórios de mercado, pesquisas com clientes, etc).
Surge então a pergunta:
Como transformamos e organizamos estes dados gerados em insights e informações de valor, a fim de ajudar os executivos a resolverem problemas de negócios e tomarem decisões?
Função do Analista de Negócios
Aí que entra o papel do Analista de Negócios (Business Analyst). É justamente a pessoa que faz este meio-campo. Ou seja, é a pessoa que auxilia na resolução de problemas e tomada de decisões do negócio com base em análise de dados.
Este Analista de Negócios pode ser específico, de uma determinada área da empresa (por exemplo, um Analista de Negócios de Marketing, Financeiro, RH, TI, etc.) ou pode ser um Analista de Negócios mais generalista, que ajuda áreas diversas simultaneamente.
Exemplos de problemas a serem resolvidos pelo Analista de Negócios
A seguir, estão alguns exemplos de problemas que um Analista de Negócios pode resolver no dia-a-dia de trabalho:
- Por que as vendas caíram esta semana?
- Em qual mídia que eu devo investir?
- Qual custo de logística que eu devo cortar?
- Como eu otimizo o processo de produção?
- Quantas pessoas que eu preciso contratar no próximo ano?
- Quais indicadores que eu devo acompanhar para tomar melhores decisões?
- Quais requisitos que eu devo atender para o próximo produto?
- Entre outros.
Rotina de um Analista de Negócios
Normalmente, a rotina de um Analista de Negócios gira em três principais etapas.
A primeira etapa é entender o problema do negócio e normalmente é um problema extremamente complexo que talvez nem o analista e ninguém da empresa viu antes.
A segunda etapa, depois do Analista de Negócios entender o problema, é realizar de fato as análises. Então, o analista deve estruturar o problema, captar os dados, interpretá-los e fazer as análises, que vão responder à pergunta levantada no problema.
Por último, a terceira etapa é fazer a apresentação dessas conclusões. E esta apresentação deve ser feita de forma estruturada, clara e concisa.
Resumindo, as três principais etapas da rotina de um Analista de Negócios são:
- Entender o problema do negócio
- Analisar os dados
- Apresentar as conclusões
Habilidades do Analista de Negócios
Como foi mostrado, o Analista de Negócios é uma pessoa extremamente analítica, com um pensamento estruturado e com uma visão sistêmica do negócio. E, ao mesmo tempo que deve ser boa com análise e interpretação de dados, também deve saber resolver problemas e propor boas soluções de forma criativa.
Além disso, como este profissional faz o meio-campo do negócio (como mencionado anteriormente), ele deve ter um bom relacionamento interpessoal e uma boa comunicação oral e escrita, pois frequentemente precisará fazer apresentações para executivos e até mesmo para clientes.
Conclusão
Como foi mostrado neste post, qualquer problema de negócio pode ser solicitado para um Analista de Negócios resolver. Portanto, este profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado, pois é uma pessoa muito versátil e capaz de resolver diversos problemas complexos.
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