Top 10 Habilidades do Analista de Negócios em 2024

Introdução

Pronto para elevar sua carreira a novos patamares como Analista de Negócios? Descubra agora as Top 10 Habilidades do Analista de Negócios em 2024 para você se destacar no mundo profissional. Este é o momento de moldar o futuro da sua carreira a partir das habilidades que farão de você um profissional inigualável.

Conteúdo:

O que faz o Analista de Negócios

O Analista de Negócios (Business Analyst) é o profissional que ajuda a resolver problemas de negócios por meio de análises. (Para ler o post completo sobre o que faz o Analista de Negócios, clique no link abaixo).

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Na prática, ocorre o seguinte: um executivo, gestor ou cliente, tem em mãos um problema de negócio para resolver (ex.: se deve expandir ou não as suas vendas para outra região). Para ajudá-lo a solucionar o problema, o Analista de Negócios realiza as análises, extrai os insights dos dados e compartilha as suas recomendações para responder à pergunta central.

Repare que o foco não é a análise, mas sim, ajudar a resolver o problema. A análise é apenas um meio pelo qual o analista irá embasar as suas recomendações para responder à pergunta. Um erro muito comum dos analistas é focar mais no processo da análise em si do que na resolução do problema.

Esse ponto é fundamental para entendermos as principais habilidades necessárias do analista de negócios, pois todas elas envolvem este processo de resolução de problemas de negócios.

Se preferir o conteúdo em formato de vídeo, é só dar o play no vídeo abaixo, ou senão, continue lendo o nosso post a seguir.

Top 10 Habilidades do Analista de Negócios em 2024

Para fazer a seleção, categorizamos as Top 10 habilidades entre soft skills e hard skills (cinco de cada), as quais serão explicadas a seguir.

Soft Skills

Soft Skills são hábitos pessoais e traços comportamentais que moldam como você trabalha, seja por conta própria ou com os outros. As cinco principais soft skills que o Analista de Negócios deve ter são:

1. Pensamento Estruturado, Crítico e Analítico

Para resolver problemas de maneira eficiente, o analista deve saber estruturar bem a análise. Ou seja, conseguir quebrar o problema em partes menores e identificar quais são os pontos essenciais a serem analisados e em qual ordem de prioridade.

Além disso, é importante seguir um rigor metodológico ao levantar hipóteses do problema, ao invés de “chutar” possíveis soluções e causas de maneira desorganizada.

O Analista de negócios também deve ser bem analítico e crítico ao interpretar os dados, sem cair em vieses ou falsas conclusões. Deve identificar quais conclusões são possíveis de se obter a partir dos dados e quais não são.

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2. Pensamento Criativo

“A criatividade é a mãe da inovação.” (John C. Maxwell)

Pensamentos convencionais geram soluções convencionais. Portanto, para você encontrar soluções inovadores, você deve pensar “fora da caixa” e enxergar o problema de uma perspectiva diferente. Para facilitar este processo, você pode utilizar métodos e técnicas universais, ou seja, que sejam aplicáveis para diferentes tipos de problemas.

Além disso, a criatividade também favorece o encontro de soluções perante a escassez de recursos e informações. Em certas ocasiões, por exemplo, você não terá um dado disponível para realizar uma análise. Como você utilizaria a criatividade para validar a hipótese com outro tipo de dado?

3. Comunicação Clara e Efetiva

“Aquele que sabe se comunicar, ocupa as melhores posições na vida.” (John C. Maxwell)

O que adianta fazer boas análises se não souber comunicar as ideias e recomendações, de modo claro e efetivo? Seria como se um jogador de futebol saísse de seu campo de defesa, driblasse todos os seus adversários e, ao chutar para o gol, errasse o alvo.

Lembre-se que a comunicação não se restringe a apenas à oral (ex.: utilizada em reunião). Há também a forma escrita (ex.: e-mail) e a visual (ex.: apresentação de slides ou dashboard).

“Não basta que sejam boas [as palavras], é preciso que sejam ditas no lugar certo. Conhecer o público é encontrar o lugar certo na comunicação.” (Machado de Assis)

Falar bem e fazer slides bonitos não são suficientes. O analista também deve saber identificar o contexto da apresentação e o seu público, para torná-la mais adequada e assertiva.

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4. Rápido Aprendizado e Alta Adaptabilidade

Muitos dos problemas que o analista precisa resolver em seu dia a dia são inéditos, ou seja, os quais nunca teve contato antes. Por isso, é importante que este profissional tenha a capacidade de aprendizado rápido e saiba rapidamente colocar em prática o conhecimento adquirido.

Em alguns casos, a resolução de problemas ocorrerá em cenários incertos, com poucos dados e informações. Portanto, o analista deve ser capaz de se adaptar em meio às incertezas e extrair insights nestes cenários.

5. Curiosidade

“A curiosidade é mais importante do que o conhecimento.” (Albert Einstein)

Uma habilidade diferencial de um bom Analista de Negócios é a curiosidade. Este é o primeiro passo para o analista questionar o problema e se aprofundar em suas análises. O que não significa fazer perguntas óbvias, mas perguntas certas, que darão pistas da causa raiz de um problema.

Hard Skills

Hard Skills são conhecimentos técnicos ou capacitações adquiridas por meio de qualquer experiência de vida. A seguir, abordaremos as cinco principais habilidades de hard skills do Analista de Negócios.

6. Conhecimento de Negócios

“O senso de negócios não é apenas sobre números, mas sobre a habilidade de ler as entrelinhas do mercado e entender as nuances do sucesso.” (Sheryl Sandberg)

Não é necessário que o analista tenha um conhecimento profundo em negócios, mas, ao menos, uma noção básica para ajudar em seu trabalho. Por exemplo, investigar quais alavancas do negócio podem ou não afetar um determinado problema.

O conhecimento mínimo de negócios aumenta o leque de soluções que o analista pode propor em suas recomendações e permite avaliar com maior precisão se aquela solução é viável ou não para o negócio.

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7. Ferramentas de Análise e Apresentação (Excel e PowerPoint)

O conhecimento das ferramentas do Pacote Office, em especial o Excel e PowerPoint, é amplamente requisitado em vagas de Analistas de Negócios. O Excel é muito exigido para manipular e tratar dados, fazer análises e montar visualizações com gráficos e tabelas. E o PowerPoint, utilizado para montar as apresentações com os insights e recomendações das análises.

Algumas empresas utilizam o Google Sheets e Google Slides como alternativas ao Excel e ao PowerPoint, respectivamente. Ainda assim, aqueles que entendem a essência do Pacote Office, não apresentam grandes dificuldades em manusear ferramentas análogas.

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8. Softwares de Dashboard

Muitas empresas utilizam softwares para montar e visualizar dashboards, como PowerBi, Google Data Studio e Tableau.

Em empresas com um time de dados dedicado a criação de dashboards, o Analista de Negócios não precisará se preocupar com a criação destes painéis, apenas em aplicar os filtros adequados e manusear os dados fornecidos.

No entanto, para equipes mais enxutas, o Analista de Negócios assume esse papel e cria os seus próprios dashboards. De modo que, o conhecimento em algum desses softwares será importante, a depender de qual a empresa utiliza.

9. Linguagens de Extração de Dados

De maneira análoga aos softwares de dashboard, caso a empresa não tenha um time de dados para extrair as informações dos bancos de dados, o Analista de Negócios deverá realizar esta atividade por conta própria. Para isso, será necessário o conhecimento de alguma linguagem de extração de dados. Umas das mais utilizadas no mercado é o SQL.

Independente do cenário, ter essa habilidade desenvolvida oferece maior autonomia ao Analista para fazer extração de dados por contat própria.

10. Conhecimentos de Áreas Específicas de Negócios

Caso o analista atue em alguma área específica, como Marketing, Recursos Humanos ou Finanças, ele deverá ter também conhecimentos específicos. Por exemplo, o Analista de Negócios do departamento financeiro deverá saber os principais conceitos de finanças para desempenhar suas atividades neste setor.

Como desenvolver essas habilidades

Por mais que pareçam muitas habilidades e que requeira tempo para serem aperfeiçoadas, todas elas são possíveis de serem desenvolvidas.

Para as soft skills, há diversos conteúdos no nosso canal do Youtube, que introduzem alguns conceitos e técnicas para você aplicar. Sobretudo, os temas de: pensamento analítico e estruturado, criatividade e comunicação em apresentações executivas. Agora, se você quiser um conteúdo mais completo, com todo o passo a passo para desenvolver essas habilidades, incluindo vários cases e exercícios, clique aqui e confira o nosso curso Análise de Negócios na Prática.

Em relação à hard skills, principalmente nessa parte de ferramentas e softwares, não abordamos tanto no nosso canal, pois já existem diversos conteúdos sobre isso na internet.

Atenção: Como as hard skills parecem mais tangíveis de serem aprendidas, é muito comum os profissionais se esquecerem das soft skills. No entanto, as soft skills são avaliadas principalmente nas etapas de resolução de case e se o candidato não souber estruturar bem o problema, extrair insights e apresentar as recomendações de maneira executiva, ele pode ser reprovado nesta etapa. Portanto, não negligencie as soft skills. O Pensamento Analítico e o Pensamento Criativo são, inclusive, as habilidades mais demandadas no mundo para os próximos anos, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial.

Conclusão

As habilidades essenciais de um Analista de Negócios podem ser divididas entre soft skills e hard skills, como mostrado na figura a seguir. É importante ter o conhecimento destas duas categorias de habilidades, pois ambas são valorizadas no mercado e potencializam o seu trabalho no dia a dia. Abaixo, estão listadas cada uma dessas habilidades que comentamos neste post.

Agora que você sabe quais são as Top 10 habilidades do Analista de Negócios em 2024, comece a desenvolvê-las a partir de hoje para que então, você se torne um profissional excepcional.

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