O que faz o Analista de Negócios (Business Analyst)?

Antes de falar de fato o que faz o Analista de Negócios (Business Analyst), é interessante saber o porquê que existe um Analista de Negócios em uma empresa. (Se preferir o conteúdo em formato de vídeo, é só dar o play no vídeo abaixo, ou senão, continue lendo o nosso post a seguir).

Introdução

Em uma empresa, de um lado estão os Executivos, que devem tomar decisões sobre o negócio diariamente: saber onde irão alocar os investimentos, qual produto irão desenvolver, que tipo de custo deverão cortar. E do outro lado, estão os diversos dados que são gerados, também todos os dias, seja nos bancos de dados da própria empresa, em dashboards, em planilhas, ou até mesmo dados externos (em relatórios de mercado, pesquisas com clientes, etc).

Surge então a pergunta:

Como transformamos e organizamos estes dados gerados em insights e informações de valor, a fim de ajudar os executivos a resolverem problemas de negócios e tomarem decisões?

Função do Analista de Negócios

Aí que entra o papel do Analista de Negócios (Business Analyst). É justamente a pessoa que faz este meio-campo. Ou seja, é a pessoa que auxilia na resolução de problemas e tomada de decisões do negócio com base em análise de dados.

Este Analista de Negócios pode ser específico, de uma determinada área da empresa (por exemplo, um Analista de Negócios de Marketing, Financeiro, RH, TI, etc.) ou pode ser um Analista de Negócios mais generalista, que ajuda áreas diversas simultaneamente.

Exemplos de problemas a serem resolvidos pelo Analista de Negócios

A seguir, estão alguns exemplos de problemas que um Analista de Negócios pode resolver no dia-a-dia de trabalho:

  • Por que as vendas caíram esta semana?
  • Em qual mídia que eu devo investir?
  • Qual custo de logística que eu devo cortar?
  • Como eu otimizo o processo de produção?
  • Quantas pessoas que eu preciso contratar no próximo ano?
  • Quais indicadores que eu devo acompanhar para tomar melhores decisões?
  • Quais requisitos que eu devo atender para o próximo produto?
  • Entre outros.

Rotina de um Analista de Negócios

Normalmente, a rotina de um Analista de Negócios gira em três principais etapas.

A primeira etapa é entender o problema do negócio e normalmente é um problema extremamente complexo que talvez nem o analista e ninguém da empresa viu antes.

A segunda etapa, depois do Analista de Negócios entender o problema, é realizar de fato as análises. Então, o analista deve estruturar o problema, captar os dados, interpretá-los e fazer as análises, que vão responder à pergunta levantada no problema.

Por último, a terceira etapa é fazer a apresentação dessas conclusões. E esta apresentação deve ser feita de forma estruturada, clara e concisa.

Resumindo, as três principais etapas da rotina de um Analista de Negócios são:

  1. Entender o problema do negócio
  2. Analisar os dados
  3. Apresentar as conclusões

Habilidades do Analista de Negócios

Como foi mostrado, o Analista de Negócios é uma pessoa extremamente analítica, com um pensamento estruturado e com uma visão sistêmica do negócio. E, ao mesmo tempo que deve ser boa com análise e interpretação de dados, também deve saber resolver problemas e propor boas soluções de forma criativa.

Além disso, como este profissional faz o meio-campo do negócio (como mencionado anteriormente), ele deve ter um bom relacionamento interpessoal e uma boa comunicação oral e escrita, pois frequentemente precisará fazer apresentações para executivos e até mesmo para clientes.

Conclusão

Como foi mostrado neste post, qualquer problema de negócio pode ser solicitado para um Analista de Negócios resolver. Portanto, este profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado, pois é uma pessoa muito versátil e capaz de resolver diversos problemas complexos.

Se você quiser aprender uma metodologia passo a passo para fazer análise de negócios e apresentações executivas e se tornar um Analista de Negócios de destaque, Clique Aqui e confira o nosso Curso Completo de Análise de Negócios na Prática.

Veja Mais
Como resolver Case de Negócios em entrevista de Processo Seletivo – na prática

Introdução Você já passou ou está passando pela etapa de resolução de Case de Negócios em entrevista de Processo Seletivo? Já esteve com dúvidas por onde começar e inclusive se

O que é Case em um Processo Seletivo? (Business Case)

Introdução Você já deve ter ouvido falar em "Case de Processo Seletivo" (Business Case) ou até mesmo ter se assustado ao se deparar com algum para resolver. Mas afinal, o

Como aplicar Storytelling no Slide de Dados para Executivo (diretoria)

Introdução Se você já ouviu falar de Storytelling e de sua importância, porém não sabe como aplicá-lo em slide de dados de apresentações executivas, você está no lugar certo. A

Como melhorar um Slide de Dados Executivo no PowerPoint

Introdução A apresentação de dados é uma etapa que pode definir o sucesso ou o fracasso de suas análises. Isto porque ela pode impulsionar os seus argumentos, ou então gerar

Como Estruturar um Problema de Negócio na Prática

Introdução Você já se deparou com um problema de negócio a ser resolvido e não soube nem por onde iniciar? Já sentiu dificuldades em organizar as suas ideias para encontrar

Como ter Pensamento Estruturado – MECE

Introdução Steve Jobs (Apple), Elon Musk (Tesla) e Warren Buffett (Berkshire Hathaway) não são apenas grandes empresários de destaque no mundo, como também compartilham ideias em comum. Uma delas é:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *