O que é Case em um Processo Seletivo? (Business Case)

Introdução

Você já deve ter ouvido falar em “Case de Processo Seletivo” (Business Case) ou até mesmo ter se assustado ao se deparar com algum para resolver. Mas afinal, o que é isto exatamente? Como funciona? Neste post, abordaremos os seguintes tópicos:

Conteúdo:

Se preferir o conteúdo em formato de vídeo, é só dar o play no vídeo abaixo, ou senão, continue lendo o nosso post a seguir.

O que é um Case de Negócio

Um Case de Negócio, em um Processo Seletivo, é a simulação de um problema que você deve resolver. Neste processo, o avaliador mede principalmente a sua capacidade de resolução de problemas.

Esses cases são frequentemente cobrados em vagas das áreas de Negócios e Tecnologia e nos diversos níveis hierárquicos. Ou seja, podemos encontrá-los em vagas para estagiário, trainee, analista, gerentes e, principalmente, para consultores estratégicos.

Em quais formatos os Cases de Negócios podem aparecer em Processos Seletivos

Existem 3 formatos mais comuns que esses Cases podem aparecer em Processos Seletivos. São eles:

  • Formato de Entrevista;
  • Formato de “Tarefa de Casa”;
  • Formato de Dinâmica de Grupo.

Cada uma destes formatos será detalhado a seguir.

Formato de Entrevista

Neste formato, o avaliador lhe apresentará um problema, o qual você deverá resolvê-lo na frente dele e naquele exato momento. A duração da entrevista pode variar dependendo do caso. Entretanto, são comuns cases de duração de 30 minutos, sobretudo em consultorias estratégicas. Esse formato de entrevista pode ocorrer tanto presencialmente como online (este último, sendo o mais comum no pós-pandemia da Covid-19).

O case do Formato de Entrevista pode se subdividir em dois tipos, que se diferenciam na maneira como serão guiados:

Formato de Entrevista – Guiado pelo Entrevistador

Neste modelo, o avaliador fará uma série de questionamentos ao longo do case, os quais você dever ir respondendo.

Por exemplo, ele lhe apresentará um problema e em seguida, lhe dará as seguintes orientações:

  • Quais partes você analisaria neste problema.
  • Estime o tamanho desse mercado.
  • Analise este gráfico e depois, esta tabela.

Assim, ele fará uma série de perguntas intermediárias para as quais você deve ir respondendo. Ou seja, quem guia a entrevista é o próprio entrevistador.

Formato de Entrevista – Guiado pelo Candidato

Neste modelo, o entrevistador lhe apresentará um problema para você resolver, porém, ele irá dialogar apenas se você o solicitar. Ou seja, o candidato que será o responsável por fazer as perguntas e análises que julgar pertinentes e não será guiado pelo avaliador.

Formato de “Tarefa de Casa”

Neste segundo formato, a empresa lhe enviará um e-mail com as instruções e os materiais do case (PDF, Excel com os dados, tabelas, gráficos, etc.). Você deverá ler cuidadosamente todos eles, resolvê-los e, na data combinada, apresentar ao avaliador.

As vantagens desse formato são:

  • mais tempo para analisar os dados e resolver o problema;
  • possibilidade de fazer algumas pesquisas;
  • possibilidade de fazer algumas perguntas por e-mail (em alguns casos).

Formato de Dinâmica de Grupo

No terceiro formato, o avaliador irá separar os candidatos em grupos (de geralmente 3 a 6 pessoas) e compartilhar um problema para ser resolvido. O grupo deverá discutir em conjunto para, então, apresentar à banca avaliadora.

O que as empresas costumam avaliar nos Cases de Negócios

Em todos esses formatos, as empresas irão analisar a sua capacidade de resolver problemas. Ou seja, irão lhe avaliar nos seguintes itens:

  • capacidade analítica;
  • capacidade de raciocino lógico;
  • estruturação de um problema
  • criatividade.

Além disso, algumas empresas, como a Ambev, costumam cobrar também conhecimentos mais específicos da empresa, como a sua missão, visão e valores, seus novos lançamentos, seus concorrentes, seus produtos e mercados.

Outro ponto bastante avaliado nos cases, dependendo de seu formato, é a apresentação. Isto inclui como você a monta, apresenta e conclui as suas ideias.

Exemplos de perguntas e problemas que podem cair nos Cases de Negócios

Veja alguns exemplos de cases que as empresas podem lhe pedir.

  1. A partir de um novo produto que lhe é compartilhado, perguntam se vale ou não a pena a empresa lançá-lo. (Relacionado: Como resolver um CASE em ENTREVISTA no PROCESSO SELETIVO (com EXEMPLO passo a passo)
  2. Desenvolver um projeto para um determinado fim (ex.: atrair mais clientes, aumentar o portifólio de produtos sustentáveis).
  3. A partir de alguns projetos compartilhados pela empresa, perguntam qual deles você escolheria para ela executar e o motivo de sua escolha.
  4. Cases de estimativa (ex.: quantos restaurantes tem em Nova York; quantas televisões são vendidas no Brasil). (Relacionado: Como resolver case de estimativa (Guesstimate) em processo seletivo – Passo a passo com exemplo)

Conclusão

Nos cases de negócios, os avaliadores irão medir principalmente a sua linha de raciocínio, como que você estrutura um problema e como o analisa. Normalmente, eles estão mais interessados na sua linha de raciocínio e na sua criatividade, do que na solução em si.

Deste modo, a ideia não é decorar várias soluções, mas sim aprender uma metodologia que seja aplicável para diversos tipos de cases e praticar bastante para desenvolver a sua linha de raciocínio.

Se você quiser aprender uma metodologia passo a passo para resolver cases, que seja aplicável para diversas áreas, Clique Aqui e confira o nosso Curso Completo de Análise de Negócios na Prática.

Veja Mais
Como resolver Case de Negócios em entrevista de Processo Seletivo – na prática

Introdução Você já passou ou está passando pela etapa de resolução de Case de Negócios em entrevista de Processo Seletivo? Já esteve com dúvidas por onde começar e inclusive se

O que é Case em um Processo Seletivo? (Business Case)

Introdução Você já deve ter ouvido falar em "Case de Processo Seletivo" (Business Case) ou até mesmo ter se assustado ao se deparar com algum para resolver. Mas afinal, o

Como aplicar Storytelling no Slide de Dados para Executivo (diretoria)

Introdução Se você já ouviu falar de Storytelling e de sua importância, porém não sabe como aplicá-lo em slide de dados de apresentações executivas, você está no lugar certo. A

Como melhorar um Slide de Dados Executivo no PowerPoint

Introdução A apresentação de dados é uma etapa que pode definir o sucesso ou o fracasso de suas análises. Isto porque ela pode impulsionar os seus argumentos, ou então gerar

Como Estruturar um Problema de Negócio na Prática

Introdução Você já se deparou com um problema de negócio a ser resolvido e não soube nem por onde iniciar? Já sentiu dificuldades em organizar as suas ideias para encontrar

Como ter Pensamento Estruturado – MECE

Introdução Steve Jobs (Apple), Elon Musk (Tesla) e Warren Buffett (Berkshire Hathaway) não são apenas grandes empresários de destaque no mundo, como também compartilham ideias em comum. Uma delas é:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *